1. ACHAVA QUE O INSTAGRAM ERA O YOUTUBE
Para que a entrega de reels seja otimizada, eles têm que ser curtos, muito curtos; porque o fato do usuário assistir um vídeo inteiro nesse formato sinaliza ao algoritmo que o vídeo é bom e que ele deve ser mostrado a mais pessoas.
O formato de reel surgiu para combater a ascensão do TikTok com seus vídeos curtíssimos. Ficar tentando contar histórias imensas, repetindo coisas inúteis nos reel, sem gerar interesse nos seus seguidores, só faz o seu conteúdo ficar estagnado.
No meu começo como social mídia, fazia vídeos de 60 segundos, 90 segundos… Ai! Ai!
Os reels que têm a melhor performance são aqueles que tem 10, 15, 30 segundos… Vídeos grandes ficam para o Youtube. Aproveite e crie seu canal lá!
COMO RESOLVI ISSO…
1. Passei a criar vídeos muito mais curtos e objetivos
2. Comecei a usar outros modelos de vídeo
3. Usar aos primeiros 3 segundos para prender a atenção
2. NÃO CARREGAVA O VÍDEO EM ALTA QUALIDADE
O vídeo no celular estáva ótimo, mas na hora que publicava ele perdia muita, muita qualidade…
Tempo depois, eu resolvi isso ativando a função carregar em alta qualidade.
Para fazer o mesmo, antes de publicar o reel, vá em configurações avançadas e ative-a. Você irá se surpreender com o resultado!
3. NÃO ME PREOCUPAVA COM A ILUMINAÇÃO
Ter uma boa luz, seja para fotografar ou filmar é tudo! Nem o celular mais caro consegue uma imagem boa com uma luz ruim, fraca. Nem mesmo o Instagram gosta dessas imagens com baixa qualidade, tanto que se você produzir um víde muito ruim, não será possível patrociná-lo.
Errava feio em não interferir no ambiente, em não levar a pessoa ou o produto para um local mais iluminado ou, não trazer iluminação na hora de gravar.
Hoje ando sempre com um bastão de LED na bolsa. Se a luz não estiver boa o suficiente não rola gravação.
4. NÃO ME IMPORTAVA COM A LEGENDAS, NEM COM OS CTAs.
Para o algoritmo do Instagram palavras importam muito. São as palavras-chave que trazem as pessoas certas para conteúdo certo. Porém, quando comecei, fazia como todo mundo: utilizava as mesmas frases batidas, usadas a trocentos anos! “Aproveite a promoção!”, “Preço imperdível!“
Palavras-chave são palavras que fazem referência ao assunto e você ainda pode pesquisar quais as mais relevantes no momento.
Lembre-se de colocá-las na legenda do seu vídeo, e claro, escreva sempre legendas curtas.
CTA (call-to-action), as chamadas para ação também são muito importantes. O que você quer que as pessoas façam depois de assistir o seu vídeo? Siga o seu perfil? Compre alguma coisa? Entre em contato?
No mundo ultrarrápido das redes é necessário dizer o óbvio.
5. PUBLICAVA AS COISAS SEM ENTENDER COMO O INSTAGRAM FUNCIONAVA
Se você pensa que o que move o Instagram são as publicações, você está completamente enganado, assim como eu estive! O que move essa e todas as outras plataformas (da mesma forma que move o mundo) são as INTERAÇÕES HUMANAS!
Dessa maneira, se o seu conteúdo não serve para gerar interações, ele com certeza fracassará.
Seu vídeo precisa ser curtido, compartilhado, salvo… E você também precisa realizar interações com sua audiência, inclusive enviando materiais, e interagindo seja na publicação ou via Direct.
Espero que tenha gostado desses apontamentos. Até mais!