Currais Novos é um município brasileiro localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, na região do Seridó. É conhecido por sua relevância econômica e riqueza geológica e paleontológica. A cidade também se destaca como um importante centro educacional para a região.
Localização: Currais Novos está situado a 172 km da capital, Natal, e próximo à divisa com a Paraíba
A Matriz de Sant’Ana fica localizada no centro da cidade e foi fundada em 1889.
Ela foi edificada pelo então Cel. Cipriano Lopes Galvão, onde ficava uma antiga capela que fora construída em 1808 e que não suportava mais a quantidade de fieis. Na parte interna da Matriz, se pode ver a pia batismal, um coro, a gruta de Lourdes, além da imagem de Sant’Ana, ladeada por São José e São Joaquim.
2. PARQUE TEMÁTICO MINA BREJUÍ
A Mineração Tomaz Salustino S/A, nasceu em 1943, quando a Mina Brejuí foi fundada por Tomaz Salustino em Currais Novos, Rio Grande do Norte. A Mina rapidamente se destacou como a maior produtora de scheelita da América do Sul, fornecendo matéria-prima essencial para a indústria bélica durante a Segunda Guerra Mundial, onde teve o seu apogeu.
Hoje lá funciona também um parque temático com Museu Mineral, visitação às galerias da mina, etc.
3. CÂNIOS DOS APERTADOS
Formado por demorados processos erosivos, corta a aba da Serra do Chapéu, na divisa com o vizinho estado da Paraíba. As rochas, de embasamento cristalino, apresentam diversas formas devido à erosão. Pelo cânion passam as águas do Rio Picuí e do Rio Currais Novos desaguando no Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) na vizinha cidade de Acari. Após o período das cheias, formam-se vários poços no local, originando mananciais para matar a sede dos animais no período da seca.
Os indígenas souberam aproveitar muito bem o local. Prova disso são as inscrições rupestres deixadas por estes em alguns paredões do lugar. Há uma grande diversidade de fauna e flora no local, podendo encontrar a caatinga muito bem preservada. (Wikipédia)
4. PEDRA DO CAJU
A Pedra do Caju localiza-se próximo ao Açude Totoró e ao Pico do Totoró, a 13 km do centro de Currais Novos.
5. PEDRA DO LETREIRO
Na pedra do letreiro, é possível ver inúmera inscrições rupestres datadas de aproximadamente 9.000.
Ela fica próximo a Pedra do Sino, no vale do Rio Totoró.
6. PEDRA DO CRUZEIRO
A Pedra do Cruzeiro está localizada na área urbana de Currais Novos. Sua formação deve-se às erosões pluviais do Rio São Bento. Antes de 1930, era conhecida como Pedra do Navio, porém após a colocação do cruzeiro que ficava anteriormente em frente à Matriz de Sant’Ana lá, ela passou a ser chamada também por esse novo nome.